Encontrar a parteira certa

Se a gravidez correr com normalidade, a grávida for saudável e a parteira contratada competente, estão reunidas as condições para o risco ser baixo. Eu era saudável, a gravidez correu lindamente, eu ainda tinha o bónus de viver uma cidade perto do hospital, faltava apenas encontrar uma parteira competente para auxiliar no meu parto em casa! Queria que fosse alguém em quem pudesse confiar, que cumprisse o meu plano de parto como procedimento habitual, e simultaneamente fosse frontal o suficiente para me indicar para o hospital em caso de necessidade.

A doula com quem eu tinha tomado um café tinha-me falado numa parteira estrangeira que viva em Portugal, a parteira que tinha assistido o seu terceiro parto. No momento não dei muita importância ao assunto, mas agora eu estava numa nova fase, precisava encontrar a pessoa certa. Descobri então que essa mesma parteira tinha auxiliado também o parto de uma amiga-de-uma-amiga minha. Decidi falar com ela, que por sua vez me deu o contacto da parteira holandesa Mary Zwart.

Em poucos dias contactei-a e marquei uma consulta informal, ela era exatamente o que eu procurava. Experiência não lhe falta, soma mais de 4000 partos. Já viajou o mundo para ajudar mulheres a parirem, mesmo algumas que não tinham qualquer tipo de condições. O meu plano de parto era exatamente o que ela defendia como um parto normal, o que atualmente distinguimos como sendo ‘humanizado’. Garantiu-me que nunca tinha perdido uma mãe, deu-me segurança. E quanto aos bebés, os únicos que não tinha conseguido salvar, foram os que possuíam anomalias incompatíveis com a vida.

Contou-me algumas peripécias engraçadas de congressos para os quais é convidada, e outros momentos em que interveio para defender mulheres que estavam a ser vítimas de violência obstétrica em hospitais. Ela era humana, senti que era a humana que eu procurava. (ler continuação aqui)

comentar

